
A maison Prada nasceu em Milão – Itália, no ano de 1913, pelas mãos dos Fratelli Prada – italiano para “irmãos Prada”. Originalmente, a marca comercializava artigos de couro, tais como bolsas, malas de viagem e sapatos.
Resistente quanto à participação de mulheres em seus negócios, Mario Prada, o comandante da marca, as mantinha longe dos assuntos que tangiam a grife. Ironicamente, é uma mulher – sua neta, Miuccia Prada – a responsável pela renovação do perfil da grife e seu consequente sucesso no final do século XX.
Vendo o sucesso de sua marca, Mario decide ganhar o continente americano. Abre uma butique nos Estados Unidos e mais duas em seu país natal.
No início, as bolsas Prada – hoje notórias por suas linhas limpas, clássicas e por sua praticidade – eram confeccionadas em material pesado e, apesar de seu design ser extremamente belo, não agradavam ao público por serem acessórios pouco funcionais. Aos poucos, os materiais começaram a ser substituídos. O couro de leão marinho foi trocado por matérias-primas mais leves, como madeira e casco de tartaruga.
No ano de 1950 nasce Miuccia Prada, que posteriormente vem a ajudar com novas ideias em termos de desenho e de inovação na linha. Foi ela quem introduziu as mochilas feitas de material à prova d’água no mercado.
Já à frente de boa parte dos negócios da marca, Miuccia conhece, em 1977, Patrizio Bertelli, um italiano, dono de uma marca de artigos de couro. Bertelli se junta a Miuccia na Prada. É ele quem a aconselha a descontinuar a importação de couro inglês e a mudar completamente o design da grife.
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