03 novembro 2010

Fenomenos da Moda I

Oi gente, hoje vou falar sobre os grandes gênios da moda, ou melhor, que fizeram a moda ser o que ela é hoje. Vou fazer um breve resumo, pois o assunto é bem extenso. Aqui estarei dividindo o post em 2 partes. Então, vamos a primeira:


Muitas pessoas acham que a moda é a maior futilidade. Mas não é bem assim, a moda contribui para dar forma e cor ao mundo. Se você ainda continua achando que é futilidade, pense comigo: imagine todas as pessoas do universo uniformizadas e vestidas da mesma cor. Agora será que a moda passou a ter alguma importância pra você? A moda deveria ser considerada uma forma de arte e não apenas vista como consumismo. Tudo bem que temos que levar em consideração que o maior prazer de todos os fashionistas é o glamour de ter no armário roupas com etiquetas dos estilistas mais famosos do mundo fashion.

Então se você é fashionista ou simplismente aprecia a arte, aí estão alguns dos mais talentosos “artistas da moda”:



GABRIELLE COCO CHANEL

Foi um ícone no universo da moda feminina na década de 20. Abriu sua primeira loja de chapéus em Paris. Deu às mulheres maior liberdade de se vestir, jogando fora os corpetes apertados e as amplas saias com babados .Sabe aquela história do “pretinho básico?” Pois é, em 1926, teve a idéia de desenhar esse vestido. O verdadeiro sucesso que emplacou seu nome e deixou a estilista milionária, foi o perfume Chanel N° 5 lançado em 1923.

GIVENCHY

Fundada por Hubert Givenchy, francês, começou a se interessar por moda desde cedo Tinha como característica a extrema elegância, que o deixou reconhecido mundialmente por seu trabalho coerente e requintado. Chegou a trabalhar com Christian Dior antes de abrir sua própria Maison, em 1952. Logo em 1953, conheceu sua diva e musa inspiradora, que se tornou sua amiga e responsável pelo grande sucesso da marca: Audrey Hepburn. Os modelos que ela usou nos filmes Sabrina, Cinderela em Paris, e Bonequinha de Luxo, eram todos do estilista.

YVES SAINT LAURENT

Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent (conhecido como o “menino prodígio” da moda francesa) chegou a Paris em 1954 .O sucesso foi tão grande que de cara foi descoberto por Christian Dior. Inovando sempre, algumas de suas características básicas são cor, vida e movimento. Foi o primeiro estilista que vestiu as mulheres com transparências e, em 1966, criou o smoking feminino.


CHRISTIAN DIOR

Lançou o estilo de vestir dos anos 50, cintura marcada, saias românticas, luvas e chapéus). Enquanto a maioria dos estilistas lançavam conforto e simplicidade, a Dior mostrava luxo, glamour e feminilidade. Em 1957, Christian Dior faleceu, como sendo o estilista mais admirado no mundo na moda durante dez anos. Deixou 28 ateliês e 1.200 empregados. No seu lugar, Yves Saint Laurent assumiu o império até lançar a marca YSL.

PIERRE CARDIN

Pierre Cardin foi o primeiro estilista a lançar uma linha de prêt-à-porter. Chegou a Paris em 1945, quando começou a trabalhar como Christian cortador de tecidos para Cristian Dior. Assumiu que passou fome e frio nessa época. Em 1953, apresentou sua primeira coleção. É o criador de muitas tendências da moda, como o "cosmo-corpo" - uma roupa composta de um vestido tipo batina sobre um pulôver colado à pele e uma meia, desenhando uma "silhueta espacial"; os casacos de pele em preto e branco, meias coloridas e os "pantalons à roulettes" - conjuntos de calças compridas com rodelas presas à calça por botões.


ANDRÉ COURRÈGES

Engenheiro civil e designer de moda André Courrèges (1923-) não foi apenas inovador em sua arte de criar roupas, mas também um visionário ao antecipar muitas idéias, como a praticidade e o conforto para a moda do futuro. Sua coleção chamada "space age" entrou para a história da moda representando a revolução Courrèges dos anos 60. O espírito jovem da época ficou então imortalizado nas suas garotas lunares, de minissaias, botas e óculos grandes. Tudo branco, prata e cores fluorescentes, no mais puro estilo viagem espacial.

Até a Segunda Parte ! Bjos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário